wrapper

Mérito Empresarial2016

Jovens de Unaí

#JovensDeUnaí: Ana Lídia Lopes

Na primeira edição desta série de entrevistas com jovens unaienses, vamos trazer a blogueira mais badalada de Unaí: Ana Lídia Lopes, proprietária do blog Apenas Ana, que faz sucesso entre as adolescentes de todo o Brasil.

Ela aceitou responder a nossas perguntas apenas por e-mail, alegando ser melhor com palavras. E de fato, ela é boa com palavras, mesmo, mas também com vídeos sobre moda e principalmente seus famosos cachos. Confira o trabalho dela no endereço: www.apenasana.com

Leia agora, na íntegra, a entrevista que fizemos com esta mocinha de 15 anos apenas:


Web UnaíAna Lídia Lopes, se apresente para nossos leitores.
Tenho 15 anos e sou de Unaí mesmo. Estou no 1º ano do ensino médio. Não tenho namorado. Às vezes faço maquiagens para ganhar uma graninha extra. Tenho uma irmã de 17 anos, a Letícia. Minha cor preferida é rosa, mas também amo azul. Sou católica. Sempre estudei na Teófilo Martins Ferreira e esse ano mudei pra Delvito Alves da Silva. Tenho vontade de fazer Publicidade e Propaganda.

Web UnaíAna, quem é essa garota que vive em você?
Sou de mente inquieta, tenho sempre mil ideias na cabeça precisando serem colocadas pra fora, tenho vontade de me jogar no mundo, ainda quero conhecer muita gente nova e fazer com que muitas pessoas conheçam o meu mundo também.

Web UnaíVocê negou a linha da moda e fez muitas seguidoras, com o projeto #VoltandoAosCachos. O que levou você fazer isso?
Vários motivos. Por necessidade, por vontade e por valorização à minha identidade. Fazer química e chapinha no cabelo não é legal, dói, é chato, é demorado, irrita... E depois que passei por tudo isso (que acabei com meu cabelo e vi que estava sendo uma menina “esticada” e sem graça) que aprendi a amar cabelo cacheado. Me bateu uma saudade dos meus cachos, então resolvi parar de vez com toda química e passar a me aceitar do jeito que eu sou! Acredito que depois que a gente faz as pazes com o nosso espelho, a vida fica muito mais bonita.

Web UnaíExplique essa história de ter sido publicada na Capricho. Como você foi encontrada? Ou como você conseguiu mostrar seu projeto à eles?
No site da Capricho tem a coluna “It Girls”, que é onde eles mostram garotas que tem um estilo legal, postam fotos dos looks delas e tal. Lá tem como você se inscrever e mandar suas fotos, aí eu resolvi me inscrever. Só que assim, nem criei expectativa nem nada, como muitas meninas se inscrevem nunca imaginei que eles fossem me escolher. Mas escolheram! E foi um sonho realizado. Eles me mandaram um e-mail pra confirmar e depois me publicaram no site.

Web UnaíDefina seu estilo de vida.
É normal! Vou pra escola, passo tempo com minha família, saio com meus amigos, ajudo nas tarefas de casa, leio alguns livros de vez em quando, danço na frente do espelho com o volume da música no máximo (risos) e várias outras coisas que uma adolescente faz. O que tem mudado na minha rotina ultimamente são coisas relacionadas ao blog. Por exemplo, uma janelinha do Facebook pisca e de repente é alguém que você nunca viu na vida vindo falar algo relacionado ao seu blog. É estranho e ao mesmo tempo muito divertido. Eu não me sinto sozinha mais, por que sei que tenho meus leitores fazendo parte da minha vida, eles acabam se tornando meus amigos!

Web UnaíSeus pais sempre lhe apoiaram no que faz?
Meus pais sempre me apoiaram em tudo! Minha família me ajuda sempre que eu preciso.

Web UnaíComo descobriu sua vocação para o design de moda autêntico que exibe em forma de dicas para suas seguidoras?
Desde mais nova, ou melhor, desde quando eu aprendi a usar o computador eu já tinha vontade de montar um site. Ficava pesquisando várias coisas sobre o assunto, foi aí que, muito tempo depois, eu resolvi criar o Apenas Ana, que foi o meu único projeto de blog que deu certo.

Web UnaíVocê é uma moça que já desenha um futuro profissional pra si. Você deseja construir uma família?
Sim! Sonho em conhecer o amor da minha vida, casar, ter filhos, construir uma família...

Web UnaíA Ana Lídia Lopes que conhecemos através do blog, muito entusiasmada, é a mesma dos momentos de raiva e dor?
Com o tempo venho aprendendo que tudo na vida tem o seu lado difícil. É como dizem: “rapadura é doce mas não é mole não” (risos). Quem olha o blog de fora pensa que foi muito fácil chegar até aqui, que eu não tenho meus momentos de fraquezas e que está sempre tudo bem, mas é claro que não é assim. Nos momentos de raiva e dor, eu busco forças em Deus. Quando recorro à Ele, vejo tudo se resolvendo na minha vida e os problemas vão se tornando aprendizados.

Web UnaíDe acordo com amigas suas, você sempre foi muito “chique”, se destacando. Você confirma isto?
Chique? Não sei! (risos) Tento não me preocupar muito com isso! Mas se acham isso de mim, que legal, obrigada!

Web UnaíO que pensa sobre a valorização dos talentos em Unaí? Existe preocupação com a cultura da cidade e com a juventude?
Aqui em Unaí a arte é muito pouco valorizada (digo todos os tipos de arte: música, teatro, dança, fotografia, etc.), tanto que fiquei muito surpresa quando você, Bruno, que é daqui de Unaí me chamou para essa entrevista. As pessoas aqui não ligam muito pro que os outros estão fazendo de bom, pros projetos legais dos jovens, pras coisas bacanas que estão acontecendo na cidade, enfim, pra cultura de Unaí.

Web UnaíQuanto ao site, desde quando a ideia surgiu?
Sempre tive vontade de ter um blog e criava alguns por pura brincadeira. Mas foi em 2012 que essa vontade aumentou, foi bem na época que eu ganhei minha câmera e eu tava cheia de ideias precisando serem compartilhadas com alguém. Foi aí que nasceu o Apenas Ana!

Web UnaíNão é comum que blogueiros façam um networking (rede de contatos) tão poderosa como você, principalmente por serem jovens demais. Por que você acha que conseguiu atingir as maiores blogueiras deste país? Por que você acredita que os seus parceiros decidiram aceitar parcerias?
Hoje em dia existem milhares de blogs. Quando uma pessoa entra em um blog ela quer encontrar um diferencial, algo que faça ela sentir vontade de voltar ali mais vezes. Sabemos que ninguém é igual a ninguém, mas algumas pessoas quando vão fazer seus blogs simplesmente copiam a personalidade de outra pessoa e passam uma imagem clichê, uma imagem que realmente não é a dela. No meu blog eu deposito toda a minha personalidade verdadeira, o meu jeito de pensar, as minhas ideias... Então, consequentemente o meu blog vai ter um diferencial. Acho que as pessoas se identificam com esse meu jeito e por isso, gostam de acompanhar o Apenas Ana.

Web UnaíEstando no auge da adolescência, você já sofreu algum tipo de problema em decorrência do site como, por exemplo, falta de tempo para estudar?
Sim! Ser blogueira é algo que realmente toma muito tempo: fotografar posts, gravar e editar vídeos, escrever conteúdo, responder e-mails, divulgar... Hoje em dia eu tenho uma agenda em que eu anoto tudo o que eu tenho que fazer, assim, eu coloco em prioridade todos os meus deveres mais importantes (ex.: trabalho de escola, provas). O blog fica em segundo plano.

Web UnaíSeus seguidores e leitores são na sua maioria mulheres com a sua idade ou próxima dela. Por que você faz sucesso entre eles?
É como eu disse, acho que as pessoas se identificam com o meu jeito. Sem falar que a mulherada adora dicas de maquiagem, beleza, fotografia e comportamento!

Web UnaíEm relação a seu trabalho com o site hoje, o que mais desejaria que acontecesse para deixar sua vida mais feliz?
Tenho vontade, ou melhor, um sonho de trabalhar para alguma marca famosa!

Web UnaíQual é o seu maior sonho para seu site nos próximos anos?
Que ele cresça ainda mais e que o meu trabalho seja mais reconhecido. Acho que é o sonho de toda blogueira, né? (risos)

Web UnaíVocê já pensou em se tornar uma colunista ou consultora de moda?
Sim! Deve ser incrível! 

Web UnaíCom sinceridade, você gostaria que seu trabalho fosse mais valorizado?
Claro! Mas já sou muito grata à Deus por tudo que conquistei até hoje. Quando eu olho pra trás eu lembro que (mesmo sendo pouco em relação a outras blogueiras) eu nunca imaginei que chegaria até aqui! É realmente muito gratificante pra mim.

Web UnaíQuais são os equipamentos que usa para trabalhar com o seu site?
Minha câmera (Nikon D3100), um tripé, meu computador... E o resto são consequências das minhas ideias! Por exemplo, posts de maquiagem ou looks do dia não existiriam sem as makes e os looks, então acabam que eles se tornam equipamentos para uma blogueira (risos). Ah, falando em looks, quem os fotografa pra mim é a Karla Rodrigues que é fotógrafa e também minha amiga, então ela me ajuda com isso.

Web UnaíO que levou em consideração para repaginar seu site (seu “recanto feliz”)?
Eu simplesmente amo mudanças! Não suporto ficar olhando para uma coisa que já está igual há muito tempo, tenho que modificar aquilo. E assim aconteceu com o layout. Queria mudar totalmente a aparência do blog, pensei em várias ideias e cores alegres e então falei com a Mércia Reis, a ilustradora que fez o novo desenho do cabeçalho. Simplesmente adorei o resultado! É sempre bom mudar, renovar, inovar...

Web UnaíDeixe um recado a seus leitores.
Muito obrigada a todo mundo que me acompanha, que me apoia, que gosta do meu blog e vem fazendo ele crescer a cada dia mais! Pessoal, aqui fica o meu recado: nunca deixem de fazer algo que vocês gostam por medo do que os outros vão pensar! Não tenham medo de mudarem, de tomarem atitudes, de exporem suas ideias, de serem quem vocês realmente são. Corram atrás dos seus sonhos, acreditem neles e façam o possível para eles se tornarem realidade. Um beijo da Ana!

Agradecemos a disposição e as respostas e esperamos que os leitores do Web Unaí estejam satisfeitos com o nosso engajamento para descobrir novos jovens talentos.

Conhece alguém que é muito talentoso e que se destaca no que faz? Conte para nós através de nosso Facebook (www.fb.com/sitewebunai)!

Imagens: Site da entrevistada

Por Bruno Cidadão

Leia mais ...